TRIBUTO A VICTOR DAMAS - ETERNO Nº 1


DAMAS O ETERNO Nº1, FARIA HOJE 60 ANOS!!!
A TORCIDA VERDE fez uma homenagem ao nosso eterno Nª1, no último jogo com o Guimarães, através da nossa coreografia, brevemente terão aqui as fotos.

A 8 de Outubro de 1947 nasceu aquele que veio a ser um génio das balizas e o jogador que mais vezes envergou a camisola do Sporting: Vítor Manuel Afonso Damas de Oliveira.

Vítor Damas revelou-se desde cedo um predestinado para o lugar de guarda-redes, embora lhe fosse igualmente reconhecida aptidão para actuar como avançado. Mas os seus reflexos, a sua elasticidade, a sua elegância, combinadas com manifestações extraordinárias de valentia e eficácia fizeram dele uma referência do futebol português e uma lenda para os sportinguistas.

Alguns adeptos “leoninos” ainda se recordam das tardes de sábado dos princípios da década de sessenta quando os jovens dos principiantes treinavam a seguir ao jogo da equipa de reservas no pelado de Alvalade que funcionava como campo de treinos. José Travassos era o técnico e no final das sessões “massacrava” nas balizas, com sucessivos remates, um miúdo que ia gritando “sô Zé não posso mais…” mas continuava a dar espectáculo, algumas vezes na lama.

Damas, esse garoto que parecia de borracha, foi campeão de principiantes logo aos 14 anos e aos 19 estreou-se na equipa principal num jogo particular frente ao Benfica que acabou empatado a uma bola no Restelo. Sofreu o golo de grande penalidade.

A partir de então, e durante 22 anos, até aos 41 de idade, Vítor Damas brilhou em balizas portuguesas e no estrangeiro. Tinha um estilo inconfundível, que proporcionou momentos deslumbrantes através de defesas impossíveis. Era felino, flexível, aparecia como um relâmpago onde menos se esperava, chegando a deixar os adversários atónitos.

Fixou-se na baliza principal do Sporting, depois emigrou para Espanha, para o Racing de Santander, regressou a Portugal através do Portimonense e do Vitória de Guimarães, voltando ao Sporting onde fez os últimos anos da sua carreira. Foi 29 vezes internacional, a primeira com apenas 22 anos e a última à beira de completar 39, uma longevidade que nenhum futebolista atingiu.

Vítor Damas envergou 743 vezes a camisola do Sporting, um número que mais nenhum outro futebolista do Clube ainda conseguiu. Participou em 417 jogos do Campeonato Nacional, 131 da Liga Espanhola e jogou 52 encontros de provas europeias de clubes, todos eles pelo Sporting – outro recorde ainda não batido. Foi duas vezes campeão nacional, conquistou três taças de Portugal e foi semifinalista da Taça das Taças.

Despediu-se do futebol num jogo no Fontelo frente ao Académico de Viseu (2-2) em 27 de Novembro de 1988. Depois seguiu a carreira de treinador, esforçando-se por ensinar a sua arte de defender as balizas a várias gerações de guarda-redes. Mas nenhum foi como ele, porque tal arte, podendo aperfeiçoar-se com o treino, já vinha com Vítor Damas no dia em que nasceu num bairro popular de Lisboa.

Na esteira de guarda-redes lendários como Azevedo, Carlos Gomes e Carvalho, Vítor Damas deixou marcas de genialidade no futebol para sorte de quem teve a felicidade de o ver jogar. Vítor Damas fez história na História do Sporting.
fonte: www.centenariosporting.com

Ainda hoje Reportagem da deslocação à Madeira!!!! Torcida Verde Loures ; Contactos : Tm: 912122740 , E-mail : torverloures@gmail.com

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.