"Corrupção" O Filme já nos cinemas



O Filme segundo a critica, é uma "fraude", ou não fosse conotado com os lampiões, mas a realidade é outra "fraude". O Pinto da costa já devia estar dentro, e o F.C. Porto na Liga de Honra. Enfim mais uma Portuguesada!!!

Finalmente, o filme mais badalado do ano já está em exibição em todo o país. A primeira exibição pública de "Corrupção", em forma de antestreia de gala realizada em Alcochete, decorreu anteontem, antecedida de um concerto de Pedro Abrunhosa. O melhor momento da noite, diga-se de passagem. A par, talvez, do insólito cocktail de morcela e farinheira, que tanta urticária deve ter causado às "tias" que não quiseram deixar de estar presentes no evento.

É que depois veio o filme. Se é que se pode chamar tal a "Corrupção", tamanhos são os equívocos, erros grosseiros, amadorismos e outros disparates em que se viu envolvido, desde a sua concepção até ao produto final. E o certo desconforto que se tem vivido nas últimas semanas em torno do filme ficou bem patente pela ausência de muita gente ligada à produção, sobretudo do lado dos actores.

Já se sabia, claro está, que João Botelho e Leonor Pinhão deveriam estar a ver a Taça da Liga à mesma hora, mas a ausência de Margarida Vila-Nova confirmou o que se pressentira há alguns dias, a sua solidariedade com o realizador que a dirigiu durante as filmagens.

Depois começa o filme. Pouco mais de hora e meia depois, e apesar de algumas palmas envergonhadas, a sensação geral era de uma enorme frustração. O reconhecimento até, por parte de alguns elementos ligados ao projecto, de que o resultado final foi o que se pôde arranjar. No fundo, o grande problema do filme é não corresponder, de todo, às expectativas geradas junto da opinião pública. A ideia também de que, por esse facto, é bem possível que funcione bem nestes primeiros dias, em função dessa mesma expectativa, mas tombe dramaticamente nas bilheteiras, a partir do momento em que o "boca a boca" comece a funcionar.

Comecemos pela corrupção, propriamente dita. Neste capítulo, o filme não mostra nada mais do que qualquer pessoa sabe que pode ter acontecido, pela leitura dos jornais dos últimos anos. E fá-lo pelo lado da farsa, quando se esperaria uma visão mais realista. Uma forma de dar a volta à verdadeira identidade dos visados? Mas alguém tem qualquer dúvida sobre a verdadeira identidade do "presidente" e da profissional do alterne?

Quanto às cenas escaldantes, o caso ainda se torna mais "grave". As cenas de cama entre o presidente e a primeira-dama do seu clube de futebol, apostando também na sátira, são verdadeiramente ridículas. Para mostrar as maminhas de Margarida Vila--Nova, talvez uma cláusula contratual, recorreu-se a uma aberrante sequência de pesadelo (não apenas no sentido literal) e a grande cena de sexo - a dos árbitros e respectiva "fruta" - poderia ter sido retirada de um qualquer filme porno soft-core dos anos 70, parecendo, ou sendo-o mesmo, uma completa excrecência em relação ao resto do filme.

Quanto à qualidade da obra, o resultado final é inacreditavelmente mau. A protagonista é completamente "transparente", não conseguindo criar ou reflectir uma personagem, prova de que o grande ecrã não mente, ao contrário da pequena caixa que temos lá em casa.

Filme de realizador? Filme de produtor? Na melhor das hipóteses, "Corrupção" é um filme de actor! É que, de resto, as barbaridades são muitas. Das cenas de futebol ou de tribunal, paupérrimas e falhas de imaginação, à música, que inunda desnecessariamente o filme. O seu produtor, transformado em autor, tem de aprender que os silêncios são tão importantes como os sons. Faça-se ao filme o que é o mais certo que aconteça a esse processo arquive-se!
Fonte:Jornal de Noticias

1 Rugidos:

Anónimo disse...

vem aí o currupção 2 trás imagens do penalte da amadora,o livre contra o passos de ferreira,que deu horigem á vitória do glorigozo.afinal vai ser obrigatório um apito vermelho como diz o grande Dias Ferreira Viva O S C P

Ainda hoje Reportagem da deslocação à Madeira!!!! Torcida Verde Loures ; Contactos : Tm: 912122740 , E-mail : torverloures@gmail.com

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.