MUNDO ULTRA

Muitas vezes a palavra ultra é associada a violência, vandalismo, droga…As claques organizadas portuguesas só são noticiadas quando provocam algum desacato.
Mas afinal, o que move o mundo das claques, das coreografias e das faixas que tanta gente teima em criticar?!
Seja o Benfica, o Paços de Ferreira ou a Académica… seja um clube que esteja em primeiro lugar ou em último… hoje em dia quando uma equipa sobe ao relvado já conta com a presença de alguns fiéis que estão lá só para os apoiar. “Na vitória convosco, na derrota convosco, estamos sempre convosco, não vos deixaremos mais” é um cântico entoado por quase todas as claques porque, realmente, é toda uma paixão pelo clube que os move e, muitos deles, dariam a sua vida para equipa alcançar os três pontos.
A semana é passada a pensar na coreografia do jogo seguinte ou na deslocação. Aí são impostas várias questões: Aluga-se camioneta?! Há muita gente?! Fazemos uma bandeira nova?! E os bilhetes, a quanto estão?!
Enfim…há toda uma série de mecanismos que têm que obrigatoriamente que ser tratados.
Muitas vezes a família, os amigos “comuns” e até os estudos ficam para trás…é preferível fazer uma directa ou duas a trabalhar e poder ir ao jogo, conviver, criar laços de amizades…sim, porque pertencer a uma claque não é só para apoiar o clube do coração, há muitas iniciativas extra-campo que, como é obvio, não vêm a público mas que têm como finalidade a promoção do bem estar e de uma vida mais saudável.
Exemplos?! Corridas contra o racismo, participação em movimentos associativos…incentivo a miúdos de instituições e de bairros mais degradados a irem aos jogos.
E não pensem que quem pertence a um grupo organizado são só pessoas sem formação académica ou de um nível socio-económico baixo…eu, por exemplo, conheço advogados, engenheiros, antropólogos…
Agora se me pedirem para pôr em palavras o sentimento que os move, eu simplesmente não consigo. Um ultra vive o clube de uma forma muito particular e tem consciência que só quem “está lá dentro” é que o entende não se preocupando muito em explicar à sociedade o porquê de estar ali. Preocupa-se sim se desaparece uma faixa, se não há dinheiro para alugar um autocarro ou se acontece alguma coisa a um dos seus companheiros… Ser ultra, define-se apenas com duas palavras: “Semper fidelis”

Ainda hoje Reportagem da deslocação à Madeira!!!! Torcida Verde Loures ; Contactos : Tm: 912122740 , E-mail : torverloures@gmail.com

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.