Esta foi mais uma grande deslocação da Torcida Verde, reunindo 250 ultras que não param de apoiar o seu Sporting durante os 90 minutos de jogo. Se o jogo ficou em branco, apenas devido a erros do arbitro, fora do relvado os ultras do Sporting venceram por goleada fazendo-se ouvir durante todo o jogo.
EMPATE QUE SÓ FAVORECEU O ADVERSÁRIO
Foi sob intensa chuvada que se iniciou o jogo entre os velhos rivais, no Estádio da Luz.
O Benfica entrou decididamente ao ataque, obrigando o Sporting CP a um esforço de contenção que conseguiu sem que grandes problemas.
Rui Costa beneficiava de grande liberdade de movimentos, o que lhe permitia desenhar jogadas ofensivas que a defesa leonina cortava já em terrenos bastante recuados.
Aos poucos a supremacia do Benfica deixou de existir, o Sporting CP equilibrou a partida e desenvolveu boas jogadas. Miguel Veloso concedeu menos espaço ao benfiquista e este teve mais dificuldades.
Romagnoli, o homem do jogo, começou a destacar-se pelos seus ataques perigosos, uma atitude que conservaria até final do jogo.
Romagnoli, em mais uma grande jogada, desta feita pelo lado direito, foi derrubado dentro da grande àrea por Katsouranis, sendo penalty que passou em claro pelo àrbitro Pedro Henriques.
A primeira parte do jogo acabou em nítida toada de equilíbrio, com as equipas bem encaixadas uma na outra.
No início do segundo tempo, o Benfica voltou a forçar o andamento da partida, mas depressa as coisas voltaram à rotina com que terminara a primeira parte.
No Sporting, Liedson estava distante dos seus melhores dias e Yannick Djaló continuou a revelar os mesmos defeitos de outros jogos, dentre os quais a sua dificuldade em dominar a bola, um pormenor que terá de treinar muito para conseguir tirar partido de outras características que possui, nomeadamente a sua grande velocidade.
Tudo se encaminhava para que assim fosse até final quando acontece o caso do jogo.
Katsuranis tira a bola da sua grande área com o braço, ao que o juiz assistente correspondeu com a indicação de falta. Era uma grande penalidade que indicou ao árbitro para ser marcada.
Porém, ao contrário do que acontecera na Reboleira, onde o árbitro sancionou uma decisão errada do assistente, Pedro Henriques decidiu contrariar uma decisão correcta do seu! Deixou-se levar pelos jogadores do Benfica e, depois de muito tempo em que ninguém entendeu o que se estava a passar, resolveu o caso com uma bola ao solo. O árbitro que estivera razoavelmente bem até então, deu mostras de uma enorme falta de coragem para marcar a falta que, de facto, houve.
Estranhas coisas as que se passam no futebol português cujos árbitros não conseguem fugir ao peso do controlo que sobre eles é exercido, por mais que a Comissão de arbitragem insista em que assim não é. Na época de todos os bons propósitos para recuperar o crédito na arbitragem portuguesa, há já numerosos casos a provar que não será sem medidas drásticas que tal será conseguido numa arbitragem minada de maus costumes e de medos que não consegue superar.
O Benfica é, deste modo, beneficiado por julgamentos errados em dois jogos consecutivos. Sem dúvida que se impõe mais respeito pelo futebol.
O jogo termina empatado e, deste modo, o Sporting termina as visitas aos campos dos seus principais adversários com uma derrota no Porto ditada por uma decisão errada do árbitro e com um empate na Luz onde outra decisão errada lhe pode ter tirado a vitória.
Realço as exibições de Abel e de Romagnoli este, sem dúvida, o melhor jogador em campo.
Celsinho estreou-se na Primeira Liga Portuguesa substituindo Yannick, mas não teve tempo para demonstrar as suas qualidades.
Veloso pareceu um pouco abaixo das suas capacidades, talvez por cansaço, e Moutinho também não teve no jogo a influência que costuma ter.
De um modo geral, o meio campo do Sporting esteve abaixo das suas capacidades, não exercendo o domínio que é habitual exercer. Esta foi a fraqueza do clube de Alvalade.
Nesta fase do campeonato, apenas o empate inesperado com o Setúbal é desajustado às ambições sportinguistas. Mas o campeonato está apenas no seu início e há muito tempo para recuperar.
FORÇA SPORTING!
Fotos Centenário Sporting tiradas no campo amanhã online
FICHA DE JOGO:
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)
BENFICA
Quim; Nélson, Luisão, Edcarlos e Léo; Katsouranis, Rui Costa; Maxi Pereira, Di María; Rodríguez; Nuno Gomes.
Suplentes: Butt,Cardozo, Zoro, Binya, Luís Filipe, Nuno Assis e Adu
Treinador: José Antonio Camacho
SPORTING CP
Stojkovic; Abel, Tonel, Polga e Ronny; Moutinho, Romagnoli, Miguel Veloso e Vukcevic; Liedson e Yannick.
Suplentes:Tiago, Paredes, Adrien, Purovic, Farnerud, Gladstone e Celsinho.
Treinador: Paulo Bento.
Fonte : Centenario Sporting
Fotos da deslocação amanhã on-line.
0 Rugidos:
Enviar um comentário