PENSAMENTOS LEONINOS





Uma escola de formação de excelência

O jogo com o Lille deu já algumas indicações do que poderá ser a futura equipa base do Sporting para a época 2007/08.




Mantém-se, também, Yannick Djaló cuja determinação e energia fazem dele um dianteiro temível.

Derlei, talvez a contratação mais polémica desta temporada, parece disposto a recuperar o tempo perdido e voltar a ser o “Ninja” que daria mais agressividade ao ataque leonino.

Purovic, o gigante vindo do Estrela Vermelha, revela-se útil na libertação de Lieson e poderá, pelas suas características, vir a ser um dianteiro de enorme utilidade e marcador de muitos golos. É daqueles “pontas-de-lança” para quem a equipa tem de jogar, tal como acontecia com Jardel. Trás à linha dianteira do Sporting a altura que antes não teve, capaz de disputar bolas altas na grande área.

A equipa continuará a ter uma média de idades muito baixa, tal como vem sucedendo há algumas épocas, com todas as vantagens que tal proporciona.

Afinal, a equipa principal de futebol do Sporting acaba por ser o estágio final de uma escola de formação de excelência, sempre sujeita à atenção dos grandes clubes europeus que nela vêem o viveiro fértil em que podem pescar os talentos que não formam.

Se outras razões não fizessem do Sporting um clube de relevância internacional, esta bastaria para o projectar além fronteiras e, com ele, o futebol português.
Para o lado direito da defesa, Pedro Silva, um brasileiro de 26 anos e proveniente do Corinthians, pode ser a escolha. Passou pela Académica na época 2005/06 sem grande notoriedade. Dele se diz, porém, poder ser útil ao Sporting pelas suas características de defesa que sobe no terreno, o que se enquadra no estilo de jogar da equipa.

Caneira é um caso ainda não resolvido, de difícil solução e que poderá, por isso, não ter um desfecho feliz. Está a estagiar com a equipa do Valência que diz não ter qualquer proposta do Sporting.

O Sporting necessitará, por isso, de um defesa esquerdo experiente, lugar para o qual não se conhecem, ainda, quaisquer escolhas ou perspectivas, uma vez que a mais recente hipótese, Dusan Basta, não foi concretizada.

As indefinições quanto a Caneira poderão ter atrasado o processo de constituição da defesa sportinguista até uma altura já próxima do início da temporada o que, por certo, terá os seus efeitos negativos. A menos que uma insistência final e definitiva pelo regresso de Caneira seja feita, esta será uma falha no que parecia ser um início de época tranquilo e muito bem planeado.

Numa equipa que se afirma candidata a todos os títulos que disputa, contar com o ovo que a galinha ainda não pôs, é cometer um erro grave.

João Gonçalves, defesa direito de 19 anos, é um valor para o futuro, mas deverá continuar nos juniores ou ser emprestado para ganhar experiência em competições seniores. Será, a par de outros, uma reserva de futuro, dentro da política que o Sporting adoptou. São-no, também, Varela, Yannick Pupo e outros que se preparam sob o olhar atento dos seus formadores.

Por outro lado, as contratações já feitas parecem ter sido aquelas de que o Sporting necessitava, com a vantagem de corresponderem a jogadores jovens e, por isso, com margem de progressão que, decerto, se manifestará ao longo da próxima época e nas futuras.

Na baliza, para além do experiente veterano Tiago, Stojkovic e Rui Patrício são os guarda-redes disponíveis. Dois jovens que demonstraram já as suas capacidades de atenção e de bons reflexos, com muito boas intervenções. Parece estar segura a baliza do Sporting!

Na defesa, Gladstone tem-se revelado seguro, difícil de desfeitear e capaz de alternar com Tonel, tal como o jovem Paulo Renato parece ser um valor a considerar.

Ainda sem sofrer golos nos jogos que disputou, a defesa continua a contar com esse jogador notável que é Anderson Polga e com Abel que apareceu já em boa forma física nos jogos que disputou.

Na linha média, onde o Sporting perdeu Nani e Carlos Martins, as entradas de Izmailov e de Simon Vukcevic tem-se revelado capazes de fazerem uma boa época, dadas as características de boa técnica que já revelaram. O meio campo sportinguista poderá fazer, de novo, uma época notável, contando com os consagrados João Moutinho e Miguel Veloso, com Romagnoli que se afirmou e com farnerud que tem mostrado, nos jogos que fez, um valor mais próximo daquele que o fez entrar no Sporting.

Para além destes, o jovem Adrien Silva revela-se de enorme talento, capaz de assegurar um lugar na equipa. É um jogador que pode fazer, muito bem, qualquer lugar no “meio-campo”. Impossível não ter reparado nele nos jogos que já fez. Além de excelente jogador, será o “polivalente” que sempre faz jeito a uma equipa.

Pereirinha, um jovem a quem auguramos um grande futuro, continua a ser um jogador de quem esperar uma evolução rápida e segura, com um futuro muito promissor, capaz de dar apoio a um ataque que, com ele, sempre será veloz.

Finalmente, o veterano Paredes poderá ter esta época a prestação de que é capaz pelas qualidades que, antes, o notabilizaram.

O Sporting tem, pois, assegurado um “meio-campo” de elevada qualidade e com jogadores em número bastante para encarar uma época exigente e sobrecarregada.

No ataque, o Sporting continua a contar com o imprescindível “levezinho” Liedson que começou a época com instintos de matador, ao contrário do que aconteceu na época passada em que os golos tardaram muito a aparecer, mas a tempo de ser o “Bota de Ouro”. Depois de uma exibição decepcionante contra o Vitória de Guimarães, em Albufeira, o Sporting mostrou em Alvalade o “fio de jogo” que o caracterizou na fase final do campeonato da época passada, apesar das insuficiências próprias de um início de época em que o apuro da forma física obedece a critérios programados e os mecanismos da equipa ainda não se encontram, naturalmente, bem automatizados.

Com excepção do lugar de defesa esquerdo onde Ronny e André Marques, apesar das suas qualidades, parecem não ter ainda o traquejo bastante para assegurarem completamente as necessidades de uma defesa que pretende continuar a ser a menos batida do campeonato e do lugar de defesa direito onde Abel necessitará de uma alternativa segura numa época sobrecarregada, todos os demais lugares estarão assegurados por jogadores com excelentes qualidades e que dão garantias de bons desempenhos.

FONTE-CENTENARIOSPORTING.COM

1 Rugidos:

Anónimo disse...

O joao gonçalves ja e senior, nao pode voltar aos juniores, e vai ser emprestado a uma equipa da primeira divisao

Ainda hoje Reportagem da deslocação à Madeira!!!! Torcida Verde Loures ; Contactos : Tm: 912122740 , E-mail : torverloures@gmail.com

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.