Artigo de Opinião - Rui Lúcio

Mensagem enviada por mail 12/08/2008 reproduzida aqui na integra. Obrigado pela tua opinião e colaboração.

Em primeiro lugar gostaria de demonstrar a minha enorme simpatia pela vossa claque, sem dúvida a melhor claque do Sporting, que sempre mostra o seu apoio a 100% pelo clube, em qualquer modalidade desportiva - por exemplo, recordo-me de ir ver um jogo de hoquei na Parede para o campeonato da 2º divisão com um clube que é da minha zona de origem HC Turquel, e quem lá estava? a Torçida Verde.

E ao contrário das outras claques, a Torçida Verde não têm qualquer ligação política dentro do clube e pelo menos nunca vi mostrar qualquer atitude de recriminação aos jogadores do plantel (assobios, tarjas acusatórias etc).

Porém, permitem-me em fazer um pequeno apontamento.

Sou um frequentador assíduo de Alvalade, tendo comprado a GameBox adepto lateral poente nos últimos 4 anos (B9).
Porém este ano, essa lateral deixou de ser vendida (segundo me disseram, por razões de segurança sobre as claques adversárias), pelo que mudei para o sector B25, que fica na bancada B, mesmo por cima da vossa claque.

A razão do meu apontamento, prende-se com o vosso sistema auxiliar de som (vulgar microfone + colunas), que permite que o líder da claque, ou quem na altura tem essa função, puxar pelo resto do pessoal para entoar cânticos de apoio ao Sporting.

Logicamente, que concordo com os cânticos, e até digo que gosto de estar perto de uma claque pelo ambiente que cria, sendo muito frequente juntar-me ao coro da claque e cantando com ela.

No meu entender, esse equipamento deve ser usado de uma forma inteligente, ou seja, quem tem o microfone, deve usar esse poder para ditar qual o cântico ou frase de apoio deve ser entoado, exprimindo o refrão inicial, mas depois, deve deixar que os restante membros da claque e até os adeptos que fiquem nessa zona do estádio (o qual eu me incluo) cantem a todos pulmões esse mesmo cântico que o líder iniciou.

No entanto, do que eu vi e ouvi no passado Sábado (jogo da Sampdoria), desculpem-me em o dizer, não foi de forma alguma de acordo com o que disse atrás.
O tal líder passou todo tempo a cantar (sou sincero, nem sempre com o melhor tom, mas sem dúvida sempre empolgado no que fazia), abafando todos os outros e não deixando assim que os outros pudessem exprimir a sua vontade de apoiar o clube, sendo até que em algumas vezes, em minutos esporádicos de silencio, já que o microfone estava sempre em aberto, ouviam-se sons e ruídos estranhos por parte das vossas colunas, sons esses que eram completamente estridentes na zona onde estava.

Como disse, fazendo-o dessa forma, o resultado é exactamente o oposto de aquilo que se pretende, ou seja em vez de pôr o pessoal todo a cantar, passa a ser um incómodo para os adeptos, não permitindo que todos os restantes adeptos desse canto do estádio possam entrar também na festa.

Tal com escrevi atrás, eu não quero de forma alguma pôr em causa a vossa vontade de apoiar o nosso grande Sporting, mas se fizerem esta pequena mudança, de certeza que serão muito melhor sucedidos na vossa ilustre tarefa.

Saudações Leoninas
Rui Miguel Lúcio
B25 / Alvalade XXI

Ainda hoje Reportagem da deslocação à Madeira!!!! Torcida Verde Loures ; Contactos : Tm: 912122740 , E-mail : torverloures@gmail.com

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.