Ganha o derby quem está pior?
Nada nos pode garantir nem confirmar esse mito que tão enraizado está no espírito dos adeptos. Principalmente daqueles cujo clube está em desvantagem.
Interessante mesmo é que nos derbys têm mais vitórias os clubes que estão melhor na classificação.
Vá-se lá saber então o porquê desse mito…
Mas uma coisa todos nós sabemos. Um derby é sempre um daqueles jogos “gostosos” que faz o adepto viver o dia de maneira especial. O adepto, os jogadores e todos aqueles que vivem o futebol com alguma proximidade.
No entanto é bom relembrar que, apesar de tudo, um terço desses encontros foi ganho por quem teoricamente estava pior.
E alguns desses encontros entraram para a história.
Na distante época 1947/48, com a vitória por 4-1, no terreno do adversário que, a cinco jornadas do final do campeonato, liderava com dois pontos de avanço, o Sporting, comandado por Cândido de Oliveira, chegou ao primeiro lugar e à posterior conquista do título. Peyroteo foi o herói do jogo ao marcar os 4 golos.
Os famosos 7-1 da vitória do Sporting em Dezembro de 1986, em que o Sporting foi demolidor e desta vez Manuel Fernandes o herói da jornada.
Num passado bem mais recente todos nós ainda temos bem presente o Sporting/benfica de Abril de 2008, uma antecipação da final da Taça que em sorteio marcou que as meias finais teriam os dois rivais em confronto. Um jogo em que o Sporting marcou 5 golos em cerca de meia hora. Começou com um golo de Djaló aos 68 minutos, quando o Sporting perdia por 2 golos e terminou aos 94 minutos com um golo de Vukcevic. Pelo meio bisou Liedson e marcou também Derlei. O Sporting seguia para o Jamor com uma vitória por 5-3.
Nada nos pode garantir quem vai vencer o derby de sábado. Se o Sporting porque está a atravessar um momento difícil, com alguma desvantagem de pontos no Campeonato, ou se o seu adversário que apesar de estar num lugar privilegiado no campeonato viu um dos seus grandes objectivos, a possível conquista da taça de Portugal, fugir-lhe, com uma derrota caseira frente ao Guimarães.
Desejando que o Sporting faça um grande jogo, que os jogadores mostrem em campo a raça e o amor à camisola que envergam, desejamos também que o civismo e o fair play caminhem de mãos dadas. Um jogo de futebol, por muito que nos entusiasme ou o sintamos é só e apenas um jogo de futebol. O respeito pelos outros, a nossa dignidade, a nossa vida, é o mais valioso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 Rugidos:
Enviar um comentário